Menu Close

Portugal volta a enfrentar seca hidrológica em cinco bacias apesar de inverno muito chuvoso

Dados da Agência Portuguesa do Ambiente identificam situações de seca hidrológica no Lima, Cávado, Mondego, Vouga e Ribeiras do Oeste. O contraste com a precipitação excecional registada no início de 2026 expõe a vulnerabilidade das reservas de água à irregularidade climática.

Por Open Chronicle Portugal com agências

16 de outubro de 2026

Portugal continental voltou a registar situações de seca hidrológica em cinco bacias hidrográficas, apesar de ter atravessado um dos períodos de precipitação mais intensos das últimas décadas. A situação evidencia a rapidez com que as disponibilidades de água podem alterar-se ao longo do ano e a importância de distinguir entre chuva acumulada, armazenamento nas albufeiras e disponibilidade efetiva de recursos hídricos.

De acordo com os dados de setembro divulgados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), as bacias do Lima, Cávado, Mondego, Vouga e Ribeiras do Oeste encontravam-se em diferentes níveis de seca hidrológica. O cenário surge poucos meses depois de um inverno excecionalmente chuvoso, durante o qual os solos atingiram níveis elevados de saturação e várias regiões enfrentaram episódios de cheia.

A situação não significa que Portugal esteja globalmente sem reservas de água. Os dados da APA, atualizados a 12 de outubro, indicavam um armazenamento agregado de 72% nas bacias monitorizadas. Contudo, esse valor nacional esconde diferenças regionais importantes e não elimina situações localizadas de seca.

Cinco bacias sob diferentes níveis de seca

O índice de seca hidrológica da APA referente a setembro de 2026 identifica situações de gravidade distinta.

Situação das cinco bacias hidrográficas

Índice de seca hidrológica de setembro de 2026 e armazenamento atualizado a 12 de outubro.

Bacia Nível de seca Armazenamento
Ribeiras do Oeste Extrema 86%
Lima Severa 36%
Mondego Moderada 56%
Vouga Moderada 62%
Cávado Fraca 57%

Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente, plataforma InfoÁgua. Os indicadores têm datas de referência diferentes e medem aspetos distintos da situação hídrica.

A bacia das Ribeiras do Oeste apresenta o nível mais elevado de alerta, classificado como seca hidrológica extrema, apesar de o armazenamento observado em outubro se situar nos 86%.

Este aparente paradoxo demonstra que a classificação de seca não depende exclusivamente da percentagem de água armazenada num determinado momento. A avaliação considera a evolução dos recursos hídricos e a comparação com os padrões históricos de cada bacia.

No Lima, a situação é igualmente preocupante. O armazenamento encontrava-se nos 36%, abaixo da média mensal histórica de 54%, enquanto o índice apontava para seca severa.

No Mondego e no Vouga, a seca era moderada, ao passo que o Cávado apresentava seca fraca.

Um início de ano marcado por precipitação excecional

A evolução de 2026 é particularmente significativa devido à intensidade da precipitação registada durante o inverno.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os primeiros 15 dias de fevereiro acumularam 223,5 milímetros de precipitação média, aproximadamente três vezes o valor normal para esse período.

O instituto classificou essa primeira metade de fevereiro como a mais chuvosa dos últimos 47 anos.

Entre 1 de outubro de 2025, início do ano hidrológico, e 15 de fevereiro de 2026, a precipitação acumulada atingiu 905,6 milímetros, cerca de 1,8 vezes a média de referência.

A chuva intensa provocou saturação generalizada dos solos, particularmente no Norte e Centro, aumentando os riscos de inundação e instabilidade de vertentes.

Em fevereiro, as reservas nas albufeiras chegaram a aproximar-se de 95% da capacidade total, segundo os valores divulgados na altura.

Meses depois, o quadro hidrológico tornou-se diferente.

Porque pode regressar a seca depois de tanta chuva?

A explicação começa pela distribuição da precipitação ao longo do ano.

Um inverno muito chuvoso pode proporcionar uma recuperação significativa das reservas superficiais e subterrâneas, mas não garante que essa disponibilidade se mantenha durante os meses seguintes.

Em Portugal continental, o regime climático caracteriza-se por uma forte concentração da precipitação no semestre mais húmido, entre outubro e março, enquanto o período de abril a setembro tende a apresentar temperaturas mais elevadas e menor precipitação.

Durante a primavera e o verão, o armazenamento diminui naturalmente em muitas bacias, devido ao consumo de água, à evaporação e à redução das afluências aos rios e albufeiras.

Quando esse ciclo sazonal coincide com períodos prolongados de precipitação escassa, a redução das disponibilidades pode tornar-se mais acentuada.

A APA sublinha que a existência de albufeiras e a capacidade de recarga dos aquíferos conferem alguma resistência aos períodos secos. No entanto, essa proteção não é ilimitada.

Seca meteorológica e seca hidrológica não são a mesma coisa

A distinção entre os dois fenómenos é essencial para compreender a situação portuguesa.

A seca meteorológica ocorre quando a precipitação fica significativamente abaixo dos valores habituais durante determinado período.

A seca hidrológica manifesta-se quando essa falta de precipitação, conjugada com outros fatores, afeta os recursos disponíveis nos rios, albufeiras e sistemas de água subterrânea.

Existe frequentemente um intervalo entre o início de um período seco e os seus efeitos mais pronunciados sobre as reservas hídricas.

Por essa razão, uma região pode apresentar níveis elevados de armazenamento e, simultaneamente, indicadores hidrológicos desfavoráveis relativamente ao seu comportamento histórico.

Também pode acontecer o inverso: uma bacia com armazenamento relativamente baixo não estar necessariamente classificada no nível mais grave de seca.

O acompanhamento destes indicadores exige, portanto, uma análise conjunta e não apenas a observação isolada de percentagens.

Diferenças regionais mostram a complexidade do problema

Os dados da APA de 12 de outubro mostram diferenças significativas entre as bacias hidrográficas portuguesas.

Enquanto o Lima apresentava 36% de armazenamento, o Mira registava 91%, o Douro 84% e o Guadiana 78%.

O armazenamento global de 72% representa uma situação relativamente confortável quando observado isoladamente, mas não permite concluir que todas as regiões dispõem da mesma segurança hídrica.

As necessidades de abastecimento público, agricultura, indústria e manutenção dos ecossistemas variam entre territórios.

A capacidade de armazenamento, as características dos rios, a disponibilidade de água subterrânea e a exposição a períodos prolongados de seca também diferem de bacia para bacia.

Estas assimetrias tornam indispensável uma gestão territorialmente diferenciada.

Agricultura, abastecimento e ecossistemas sob pressão

A redução das disponibilidades hídricas pode ter consequências em vários setores, embora a existência de seca hidrológica não signifique automaticamente que estejam em vigor restrições ao consumo.

Na agricultura, a disponibilidade de água condiciona o planeamento das culturas, a rega e a gestão das explorações.

No abastecimento público, a manutenção de reservas adequadas é fundamental para garantir a continuidade do serviço, sobretudo em regiões com maior variabilidade sazonal.

Os ecossistemas aquáticos também dependem de caudais suficientes para preservar habitats, espécies e a qualidade da água.

A gestão destes interesses exige decisões baseadas em informação atualizada, incluindo a evolução das albufeiras, os níveis dos aquíferos, a precipitação prevista e as necessidades dos diferentes utilizadores.

A gestão da água perante um clima mais variável

O contraste entre as chuvas intensas do inverno e o regresso da seca hidrológica reforça a importância do planeamento a médio e longo prazo.

A construção e manutenção de infraestruturas de armazenamento, a redução das perdas nas redes, a reutilização de águas residuais tratadas e a melhoria da eficiência dos sistemas de rega são instrumentos relevantes para aumentar a capacidade de resposta aos períodos de escassez.

Também a proteção dos aquíferos e a recuperação dos ecossistemas associados aos cursos de água desempenham um papel importante na resiliência hídrica.

Contudo, nenhuma medida isolada elimina os riscos associados à variabilidade da precipitação.

O desafio consiste em preparar os sistemas de abastecimento e os diferentes setores económicos para períodos de abundância e escassez que podem suceder-se no mesmo ano.

O que esperar dos próximos meses?

O início do novo ano hidrológico, em outubro, representa uma fase importante para a recuperação das disponibilidades de água.

A precipitação durante o outono e o inverno poderá contribuir para melhorar a situação nas bacias afetadas, mas a dimensão dessa recuperação dependerá da quantidade de chuva, da sua distribuição geográfica e da persistência dos episódios de precipitação.

A recuperação dos aquíferos e dos caudais fluviais pode também exigir mais tempo do que a subida imediata do nível das albufeiras.

Os dados relativos a setembro identificam cinco bacias em seca hidrológica. A evolução efetiva durante outubro deverá ser avaliada à medida que forem publicados novos indicadores oficiais.

Portugal entra, assim, numa nova fase de monitorização dos seus recursos hídricos, depois de um ano que demonstrou como a abundância de água num determinado momento não afasta necessariamente o risco de escassez nos meses seguintes.

Sources and Further Reading

Fontes oficiais, documentação técnica e leitura complementar.

Agência Portuguesa do Ambiente, InfoÁgua

Dados oficiais de seca hidrológica de setembro e armazenamento das bacias atualizado a 12 de outubro de 2026.


Consultar os dados oficiais →

Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Análise do período excecional de precipitação registado no inverno de 2025/2026.


Consultar a análise do IPMA →

Relatório do Estado do Ambiente, APA

Enquadramento técnico sobre seca, armazenamento, disponibilidade hídrica e evolução sazonal das reservas.


Consultar o relatório →

Meteored / Tempo.pt

Reportagem publicada em 15 de outubro de 2026 sobre o regresso da seca hidrológica após um inverno de precipitação excecional.


Consultar a reportagem →

Nota editorial:
Este artigo baseia-se em dados oficiais da APA e do IPMA, complementados por informação jornalística publicada em outubro de 2026. Os níveis de seca hidrológica referem-se a setembro, enquanto os valores de armazenamento apresentados foram atualizados a 12 de outubro. Os dois indicadores não devem ser interpretados como medidas equivalentes.

Continue a acompanhar a atualidade portuguesa na Open Chronicle.

← Regressar ao Open Chronicle Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Follow Open Chronicle on Mastodon